sábado, 3 de maio de 2014

Ideias para uma cidade


Pensando nos recursos do Governo Federal liberados para Ribeirão Preto, através do PAC II, pensei em algumas ideias que, em conjunto com os projetos de mobilidade urbana para os quais os recursos são destinados, poderiam tornar a cidade mais humana, atraente, habitável, solidária, desenvolvida e atenta aos problemas dos munícipes.
Podem parecer óbvias, mas é sempre bom repetir o que é óbvio, pois acabamos muitas vezes nos esquecendo de fazer o óbvio pra tentar o mais difícil.

1) Placas de identificação das vias: instalar em cada esquina da cidade postes de sinalização com placa padronizada contendo os nomes das vias que se cruzam; é desejável que as placas contenham informações como nome do logradouro, faixa de numeração da quadra e, se possível, linhas de ônibus que fazem o trajeto. Pode-se pensar no custeamento do projeto através de exploração de espaço nas placas para publicidade de empresas interessadas. O espaço publicitário seria regulado, padronizado e obedeceria a critérios estipulados pela Prefeitura Municipal, que poderia, por exemplo, não aceitar propaganda de bebidas alcoólicas, cigarros etc.

2) Lixeiras: instalar lixeiras nas calçadas mais movimentadas da cidade, sobretudo no centro da cidade, para que a população disponha de local onde descartar o lixo eventual, evitando-se o acúmulo de sujeira nas ruas. Não só instalar lixeiras é importante, como também mantê-las sempre em bom estado de conservação. A iniciativa poderia ser progressivamente estendida para todos os bairros da cidade. Da mesma forma que as placas, também pode-se pensar no custeamento das lixeiras explorando espaço publicitário nas mesmas. Outras ações podem ser pensadas como, por exemplo, instituir multa pra quem joga lixo na rua ou calçada.

3) Calçadas: manter as calçadas, os passeios públicos, sempre em bom estado de conservação, de modo que as pessoas possam caminhar sem o risco de obstáculos, buracos ou desníveis no trajeto. Sempre que possível, manter o calçamento no mesmo padrão (tipo de pedra, tamanho da calçada etc), de forma a criar uma identidade para a cidade. Todos os cruzamentos de calçadas deveriam dispor de acesso para as pessoas com necessidades especiais, demarcadas com destaque (cor diferente, sinalização). Sendo de cada morador a manutenção de sua calçada, fiscalizar para que isso aconteça.

4) Praças públicas: manter as praças públicas limpas, ajardinadas, com espaço para o inter-relacionamento social (bancos, coretos, trilhas para caminhada onde possível, aparelhos de ginástica, rede wifi se possível etc).

5) Terrenos baldios: fiscalizar fortemente a limpeza dos terrenos baldios, cobrando tributo progressivo pela inutilização da área no tempo (quanto mais tempo o terreno permanecer sem destinação maior será o IPTU, por exemplo). Elaborar legislação para exigir do proprietário da área que a mure, limpe, e estabeleça a infra-estrutura necessária do imóvel (ligações de energia, água, telefone etc).

6) Poluição sonora: cuidar para que haja norma municipal que não permita a utilização de moradias em áreas residenciais com destinação para eventos musicais e shows, mesmo que eventuais. É muito comum, por exemplo, a existência de “repúblicas” em áreas residenciais, próximas de escolas, onde a perturbação mostra-se exagerada e além do tolerável.

Nenhum comentário: